Milhares Celebram Festa de São Pedro com Grandes Atrações
A cidade de Vitória está oficialmente em festa! Teve início na noite da última sexta-feira (28) a 96ª edição da Festa de São Pedro, na Praça do Papa, na Enseada do Suá.
Cerca de 12 mil pessoas compareceram às apresentações que começaram às 19 horas, com a capixabíssima banda Casaca.
Ao som de muito pop-rock regional, a turma da Barra do Jucu, em Vila Velha, trouxe grandes sucessos da banda, que comemora 24 anos de existência desde o seu primeiro disco, “No Tambor, Na Casaca e na Guitarra”, lançado em 2000.
O conjunto provocou no público uma verdadeira onda de alegria e nostalgia, com a valorização da cultura capixaba “raiz”. Ninguém ficou parado na praça mais famosa da capital.
Com enorme expectativa, o icônico local, que desde 2021 retomou eventos grande porte, como feiras, shows, celebrações e manifestações diversas, recebeu, por volta das 22 horas, a galera do Bonde do Forró.
Na pegada de apresentar o seu trabalho misturando forró com sertanejo a banda “incendiou” o público com a interpretação de grandes sucessos próprios de outros artistas nas vozes de Juliana e Rodrigo.
O evento, que continua neste sábado (29) e domingo (30), é uma realização da PMV em parceria com a Colônia de Pescadores da Praia do Suá. A comemoração integra o calendário cultural e turístico de Vitória e homenageia o santo padroeiro dos pescadores, celebrado no dia 29 de junho.
Próximas atrações
Após Casaca e Bonde do Forró, a 96ª Festa de São Pedro prossegue neste final de semana com Dudu Nobre, Munhoz e Mariano, Léo Lima e Padre Anderson Gomes.
Sábado – 29/06
Léo Lima
Quem abre o segundo dia de programação da Festa de São Pedro é o cantor sertanejo Léo Lima. O músico sobe ao palco às 19 horas e promete fazer o público dançar muito.
O cantor é de Fundão, interior do Espírito Santo, e suas músicas embaladas por “provocação” vão do romântico à batida mais agitada, ou seja, cabem todas as tribos de todos os públicos seja para dançar sozinho, azarar ou dançar agarradinho.
Dudu Nobre
O samba e charme do carioca João Eduardo de Salles Nobre, mais conhecido como Dudu Nobre toma conta da Praça do Papa a partir das 22 horas.
Famoso compositor e cantor brasileiro, começou a estudar piano clássico aos seis anos de idade. Aos nove se encontrou com àquele que seria o seu instrumento inseparável: o cavaquinho.
Em sua trajetória coleciona fãs no Brasil e no mundo e é consagrado como um dos maiores sambistas do país com mais de 20 anos de carreira.
Com impressionantes números de 700 milhões de visualizações e 1,4 milhão de ouvintes mensais nas plataformas digitais, Dudu é dono de hits atemporais como “Água da minha sede”, “Quem é ela” e “Pro amor render”.
Mestre do cavaquinho, Nobre também é autor de sambas enredo vitoriosos em todo o Brasil.
Domingo (30/07)
Missa e procissão
O terceiro dia da 96ª Festa de São Pedro começa cedo, às 8 horas, com missa na Paróquia de São Pedro na Praia do Suá, seguida de procissão terrestre em direção à Marinha.
Às 10 horas, marcada por muita devoção e fé, tem saída a tradicional procissão marítima que sai da Praça do Papa em direção à Ilha do Príncipe.
A previsão é de que 150 embarcações acompanhem a imagem do santo padroeiro pelas águas da baía de Vitória.
Padre Anderson
Primeira atração musical a se apresentar no domingo (30), Padre Anderson sobe ao palco da 96ª Festa de São Pedro às 17 horas.
O padre que faz parte da nova geração de sacerdotes católicos desde a adolescência esteve envolvido em atividades da igreja. Aos 20 anos decidiu tornar-se padre, sendo ordenado aos 30.
Além do trabalho sacerdotal, Padre Anderson se dedica à música desde 2016 tendo lançado o CD “Em Casa” (2019), e os clipes e singles “Glória” e “Te Adorar”, disponíveis nas principais plataformas digitais.
Mais recentemente, em 2023, o Padre lançou sua própria plataforma digital, a Teoflix, com conteúdos formativos, onde oferece cursos, homilias, programas e podcasts.
Munhoz e Mariano
Encerrando a Festa de São Pedro, às 19 horas se apresenta a dupla Munhoz e Mariano. Naturais de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Raphael (Munhoz) e Ricardo (Mariano) são amigos de infância e começaram a tocar por hobby em um boteco da cidade. E foi assim, na brincadeira, dois violões e dois microfones ligados em uma pequena caixa de som, que os sertanejos ganharam a admiração das pessoas próximas e uma boa reputação pelos freqüentadores do local.
A formação profissional se deu em 2007, o primeiro CD em 2009 e em 2010 a dupla ganhou notoriedade nacional ao participar do concurso “Garagem do Faustão”, no programa “Domingão”.
Para Vitória, além do hit “Camaro Amarelo” sucesso de 2012, que atingiu a primeira posição na Crowley Charts, ranking oficial das músicas mais escutadas no Brasil, Munhoz e Mariano trarão “Pinga do Mal”, que conta com milhões de views e plays nas plataformas digitais, e também o hit “Taca Taca”.
Ano passado a dupla gravou um DVD ao vivo em São Paulo que marcou os 15 anos de carreira. A música “Eu nasci pra isso” soma mais de seis milhões de visualizações no Youtube. “Derramando lágrimas” com a participação da dupla João Bosco & Vinícius é a atual música de trabalho.
Segurança e trânsito
Para garantir a segurança de munícipes e turistas presentes à Festa, a Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) está de prontidão com agentes circulando pelo local.
A Rua Judith Maria Tovar Varejão, que dá acesso ao Espaço Baleia Jubarte, na lateral da Praça do Papa, está interditada.
Equipes da Guarda Civil Municipal de Vitória dão apoio em toda a região, tanto em relação ao trânsito e suas alterações quanto ao reforço do patrulhamento.
Confira o que vem por aí na programação da 96ª Festa de São Pedro:
29/06 – Sábado
19h – Léo Lima.
22h – Dudu Nobre.
30/06 – Domingo
8h – Missa na Paróquia de São Pedro.
9h – Procissão terrestre até a Marinha.
10h – Procissão Marítima.
17h – Pe. Anderson.
19h – Munhoz e Mariano.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.