Milhares de imigrantes serão expulsos de Portugal, incluindo brasileiros

Milhares de imigrantes serão expulsos de Portugal, incluindo brasileiros

O governo interino de Portugal confirmou que notificará milhares de estrangeiros a deixar o país, inclusive brasileiros. 4,5 mil estrangeiros logo receberão notificações para deixarem o país de forma voluntária em até 20 dias. O total de notificações podem chegar a 18 mil.

A iniciativa é da Aliança Democrática, coalizão considerada de centro-direita. Durante a campanha eleitoral, uma de suas principais promessas foi a de endurecer a política migratória. A medida de expulsão foi tomada às vésperas das eleições naquele país.

A Embaixada do Brasil em Portugal decidiu solicitar esclarecimento ao governo de Portugal sobre a decisão. Em entrevista, o embaixador Raimundo Carreiro Silva comentou que a maioria dos atingidos pela medida não é brasileira. O Itamaraty divulgou nota oficial informando que acompanha o caso com atenção.

Conflito

Em Portugal, a maior comunidade de estrangeiros é brasileira. Em 2015, o fluxo migratório em Portugal disparou, passando de quase 400 mil para mais de um milhão em 2023. Desses, os brasileiros são cerca de 360 mil.

A presença dos brasileiros é indesejada pela maioria dos portugueses. Segundo pesquisa da Fundação Francisco Manual dos Santos, 38% dos portugueses concordam que brasileiros trazem desvantagem ao país, enquanto 51% afirmam que a entrada de brasileiros precisa diminuir.

Ademais, a entrada de brasileiros no país está cada vez mais difícil. De acordo com o Relatório Anual de Segurança Interna, entre 2023 e 2024, o número de brasileiros barrados ao tentar entrar em Portugal subiu 700%, indo de 179 para 1470 pessoas.

A relação entre portugueses e imigrantes brasileiros tem sido muitas vezes conflituosa. Segundo a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial, as queixas de xenofobia contra brasileiros naquele país cresceram 142% desde 2018, quando houve 45 denúncias.

Ainda segundo a pesquisa, os casos incluem desde situações veladas, como negar alugar apartamento, conceder trabalho ou permitir usar serviços de saúde, a pedidos para falar em inglês no lugar de português brasileiro e até mesmo ofensas explícitas e agressões.

(Fonte: Valor Econômico, Oeste, G1. Imagem: B1 Foto / Pixabay)