Mostra “Aqui Tem SUS – Vila Velha” apresenta iniciativas de saúde que são referência no município

Mostra “Aqui Tem SUS – Vila Velha” apresenta iniciativas de saúde que são referência no município

A “1ª Mostra Aqui Tem SUS – Vila Velha” acontece nesta quinta-feira (27), das 9 às 12 horas, na Faculdade Estácio de Sá, no Centro. O evento vai apresentar 30 experiências exitosas desenvolvidas por profissionais da rede municipal de saúde. Desse total, cinco trabalhos serão selecionados para representar o município na 9ª Mostra “Espírito Santo Aqui Tem SUS”, prevista para 2026.

A Mostra tem como propósito promover a troca de saberes, dar visibilidade às práticas bem-sucedidas da rede e fortalecer a Política de Educação Permanente em Saúde. Entre os eixos temáticos estão Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Saúde Digital, Gestão da Assistência Farmacêutica e Modelo de Atenção à Saúde.

Entre os trabalhos destacam-se experiências e iniciativas de grande impacto, como o Grupo Feliz Idade, que promove o cuidado integral da população idosa, e o projeto “REDEscobrindo as Cidades”, voltado ao fortalecimento do protagonismo e da autonomia dos usuários em seus territórios. A mostra também inclui ações extramuros para ampliação da cobertura vacinal e projetos dedicados ao tratamento da esporotricose em crianças, entre outras práticas inovadoras.

“Mais do que divulgar boas práticas, a Mostra destaca o papel da educação permanente na construção de uma saúde pública mais eficiente, humana e integrada, evidenciando o quanto nossas equipes têm se dedicado a desenvolver soluções criativas e efetivas para qualificar o atendimento e a gestão em saúde”, afirmou a secretária municipal de Saúde de Vila Velha, Cátia Lisboa.

A iniciativa é promovida pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha, por meio da Coordenação de Planejamento e Educação Permanente, e busca valorizar o trabalho dos profissionais da rede, incentivar o compartilhamento de boas práticas e promover a reflexão crítica sobre os processos de trabalho e a gestão em saúde.

Fonte : Pefeitura de Vila Velha