Gestão Pazolini promove edição histórica da Copa Vitória das Comunidades com finais emocionantes

Estadual conquista terceiro título feminino em quatro anos; Terra Brasil é campeão masculino pela primeira vez.
As finais da 42ª edição da Copa Vitória das Comunidades movimentaram o domingo (31) no estádio Salvador Costa, em Vitória, encerrando com chave de ouro a maior competição de futebol amador do Espírito Santo. O evento reuniu centenas de pessoas em uma celebração que vai além do esporte, promovendo a união entre as comunidades da capital.
“Hoje nós temos um domingo de celebração de união da cidade, com as nove regiões representadas, os 82 bairros, celebrando as políticas públicas da cidade de saúde, educação e segurança. Este é um momento de união e contemplação”, destacou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, durante a abertura das finais.
Estadual tri: dominância no feminino
O Estadual confirmou sua hegemonia no futebol feminino ao conquistar o terceiro título em quatro edições da Copa das Comunidades. O time venceu o Luso Serrano nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal da partida que começou às 7h30.
“A gente batalhou bastante para isso. A gente veio se dedicando e, graças a Deus, somos vitoriosas”, comemorou Gabriela Gonçalves, goleira da equipe campeã.
O treinador Thiago Torezani celebrou a conquista como coroação de um trabalho iniciado no começo do ano: “Essa é a coroação de um trabalho que está sendo feito desde o início do ano. As meninas estão radiantes, e comemoramos tudo porque merecemos muito esse título”.
Terra Brasil faz história no masculino
Na final masculina, realizada às 10h, o Terra Brasil conquistou seu primeiro título da elite da competição ao derrotar o Motor por 1 a 0. O gol da vitória saiu aos 26 minutos do segundo tempo, em cobrança de falta certeira de Gabriel Vargas no ângulo direito do goleiro Karyon.
“Eu estou me sentindo muito bem, muito feliz. É uma competição muito difícil e muito organizada. Estou ganhando com meus amigos dentro da minha cidade”, declarou Gabriel Vargas, autor do gol decisivo.
“Tenho muitos títulos, mas esse tem um gostinho especial. Hoje é só comemorar muito.”
Ambos os times finalistas masculinos surpreenderam ao chegar à decisão da elite do torneio, já que disputaram a Segunda Divisão na edição anterior.
Investimento no esporte e união das comunidades
Para Rodrigo Ronchi, secretário de Esportes de Vitória, o evento representa muito mais que uma competição esportiva. “É um grande evento que chega ao final após um projeto de quatro meses da Prefeitura de Vitória em parceria com a Rede Vitória. Mostramos o que temos de melhor, que é a nossa gente, que está nas nossas comunidades”, afirmou.
O secretário destacou ainda os investimentos da cidade no esporte: “Vitória é uma cidade voltada de frente para o mar, que mais pratica atividade física no Brasil, com dois bilhões de reais de investimento nos últimos quatro anos. No esporte não seria diferente. Hoje é um dia de agradecimento e o melhor: abrindo as comemorações do aniversário da nossa capital”.
Cobertura e parceria
Felipe Caroni, diretor executivo da Rede Vitória, ressaltou a importância da parceria entre a emissora e a prefeitura na cobertura do evento. “Para nós, enquanto veículo de comunicação, é uma alegria enorme estar presente nesse momento. Nossa participação vai muito além de mostrar o resultado em campo”, explicou.
“Foram três, quatro meses de cobertura intensa, em que contamos não apenas os gols e os placares, mas também as histórias das comunidades, das famílias e das pessoas que vivem o futebol no seu dia a dia. Este projeto termina em uma grande festa que reúne esporte, entretenimento e, principalmente, muita alegria”, completou Caroni.
Premiação e números da competição
Com o título, as equipes vencedoras feminina e masculina garantiram premiação de R$ 12,5 mil cada. Os vice-campeões receberam R$ 1 mil de premiação.
A edição de 2025 foi histórica em números: contou com 25 equipes participantes no total e 50 jogos realizados ao longo de quatro meses de competição, que teve início oficial em junho.
A Copa Vitória das Comunidades mais uma vez cumpriu seu papel de integrar as nove regiões e 82 bairros da capital capixaba, fortalecendo os laços comunitários através do esporte.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.