Município de Vila Velha concentra maior volume de obras da construção civil na Grande Vitória

Município de Vila Velha concentra maior volume de obras da construção civil na Grande Vitória

Vila Velha segue mantendo sua soberania no mercado da construção civil do Espírito Santo. O município concentra, atualmente, 52% de todas as obras do setor imobiliário em andamento na Grande Vitória.  De acordo com o 45º Censo Imobiliário do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo  (Sinduscon-ES), 8.977 unidades estão em produção em Vila Velha, de um total de 17.177 imóveis em construção na região metropolitana – o maior volume dos últimos 10 anos.

A cidade supera, com larga vantagem, a Serra (22,4%), Vitória (21,1%) e Cariacica (4,2%). A pesquisa considera empreendimentos residenciais e comerciais nos estágios de planta, fundação, estrutura e acabamento, entre janeiro e julho de 2025. O levantamento mostra que o segmento de médio e alto padrão domina o cenário, com 10.011 unidades, enquanto os empreendimentos do programa Minha Casa Minha Vida somam 6.732.

Em Vila Velha, a maioria das construções está na planta (15,8%) e na fase de acabamento (15,4%), com o restante distribuído entre estrutura (11,5%) e fundação (9,6%). As obras se espalham pela orla e avançam pelos eixos da Darly Santos e da Leste-Oeste, onde novos bairros estão nascendo, acompanhando o ritmo de expansão urbana e valorização imobiliária da cidade.

Outro dado relevante do levantamento do Sinduscon-ES mostra que 20 construtoras do Espírito Santo respondem, sozinhas, por mais de 13 mil unidades em produção na Grande Vitória.

Para o prefeito Arnaldinho Borgo, o resultado reflete a combinação de planejamento urbano moderno, segurança jurídica e ambiente cada vez mais favorável aos negócios. “Vila Velha vive um ciclo de desenvolvimento sem precedentes. Criamos uma cidade com infraestrutura sólida, oportunidades de investimento e confiança para quem quer construir o futuro aqui”, afirmou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti, reforça que o desempenho do setor imobiliário está diretamente ligado às políticas municipais de incentivo e desburocratização. “Nosso foco é garantir previsibilidade e velocidade para quem investe. A liderança de Vila Velha é resultado de gestão eficiente e de um ambiente que estimula o empreendedorismo e a geração de empregos”.

Com números robustos, Vila Velha reafirma sua posição como o principal canteiro de obras do Espírito Santo, símbolo de uma cidade que cresce de forma planejada, valorizando cada metro de seu território e projetando o futuro urbano capixaba.

Fonte : Prefeitura de Vila Velha

Foto: Everton Thiago