Ordem de serviço para as obras do Morro do Moreno será assinada neste sábado
A solenidade será às 8 horas, na Rua Anésio Alvarenga, na área do Exército, no Parque das Castanheiras.
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, e o governador Renato Casagrande assinam, neste sábado (15), a ordem de serviço que autoriza o início das obras de implantação da infraestrutura urbanística do Monumento Natural Morro do Moreno, um dos principais cartões-postais do município. A solenidade será às 8 horas, na Rua Anésio Alvarenga, na área do Exército, no Parque das Castanheiras.
Com investimento de cerca de R$ 10 milhões, o projeto vai garantir mais segurança aos visitantes e fortalecer o potencial turístico e ambiental do local. A intervenção inclui a pavimentação de aproximadamente 730 metros da via principal de acesso ao topo, a construção de portaria, sanitários, sala administrativa, depósito, estacionamento e espaço voltado à educação ambiental.
O projeto também contempla sete mirantes com vistas panorâmicas para a baía de Vitória, o Convento da Penha e a orla de Vila Velha. Entre eles, o Mirante Testa da Macaca, ponto tradicional de contemplação do pôr do sol. As trilhas serão mantidas como se encontram atualmente. O projeto visa exatamente preversar o Monumento Natural Morro do Moreno. A obra é uma parceria da Prefeitura de Vila Velha com o Governo do Estado.
O conjunto de edificações inclui ainda um receptivo na Rua Xavantes, com sala administrativa para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, setor destinado à operação de um futuro sistema funicular, sala de enfermaria, área de estar, bilheteria, sanitários públicos acessíveis, copa de apoio e iluminação pública em LED. No topo, será construída uma cafeteria e área de apoio coberta, que servirão como estrutura de descanso e convivência.
“Estamos transformando o Morro do Moreno em um espaço que une preservação, beleza e estrutura. Essa obra vai potencializar o turismo e fortalecer o orgulho de Vila Velha, tornando o Morro do Moreno um dos grandes ícones do Espírito Santo”, ressaltou o prefeito Arnaldinho Borgo.
As obras começaram em maio pela área da Rua João Joaquim da Mota, na Praia da Costa, fora dos limites da unidade de conservação. Essa etapa inicial incluiu a demolição de edificações antigas e a preparação do terreno. Segundo a secretária Menara Cavalcante, a empresa responsável já concluiu a montagem do canteiro, os serviços de sondagem e topografia, e os projetos executivos foram adequados às exigências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Com a execução da obra, a partir da próxima segunda-feira, dia 17, o acesso ao Morro do Moreno ficará interditado ao público para garantir a segurança dos frequentadores. A reabertura está prevista para o segundo semestre de 2026.
O Monumento Natural Morro do Moreno – MONA Morro do Moreno, é uma Unidade de Conservação do grupo de Proteção Integral, criada pela Lei Municipal n° 6447 de 19 de maio de 2021. Com área de 614.018,24 metros quadrados, possui aproximadamente 190 metros de altura. Está situado às margens da foz da Baía de Vitória, local conhecido como Morro do Moreno, bairro Praia da Costa, na Região 1 de Vila Velha.
Visita técnica ao Canal da Costa
Antes da solenidade no Morro do Moreno, às 7 horas, o prefeito Arnaldinho Borgo e o governador Renato Casagrande farão uma visita técnica às obras de tamponamento e implantação do parque linear do Canal da Costa, na Avenida Castelo Branco, embaixo da Terceira Ponte.
Com 2,15 quilômetros de extensão e investimento de R$ 21,9 milhões, a intervenção prevê a cobertura do canal com galerias de concreto e a criação de um parque linear sobre a estrutura. O novo espaço contará com quadras esportivas, pista de skate, academia ao ar livre, área pet, estacionamento e ciclovia, além de melhorar o escoamento das águas pluviais e reduzir pontos de alagamento na região.
A Redação é um grupo de jornalistas colaboradores que produzem uma diversidade de conteúdos e reportagens exclusivas, distribuídas para diversos jornais em todo o Brasil, seja por agências de notícias ou através de produção própria.


