Parque Costeiro tem sua jornada iniciada com o lançamento da pedra fundamental

Parque Costeiro tem sua jornada iniciada com o lançamento da pedra fundamental

Uma parceria da Vale com a Prefeitura de Vitória garantiu o lançamento, na manhã deste sábado (24), da pedra fundamental do Parque Costeiro, que será erguido na Praia de Camburi.

O novo espaço de educação ambiental será construído pela empresa e as obras terão início em, aproximadamente, 30 dias.

Com cerca de 17 mil metros quadrados de área, incluindo a sede, anfiteatro, trilhas ecológicas e mirante, o Parque Costeiro será integrado ao Atlântica Parque, construído pela Vale e sob gestão municipal. Quem esteve presente ao evento foi o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, acompanhado do secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Foeger, secretários de outras pastas municipais e diversas outras autoridades.

“Esta será mais uma importante entrega para o município que tem dado utilidade e valorizado os nossos espaços públicos. Estamos preocupados com a sustentabilidade e em sermos exemplos para outros lugares. Sempre friso que o objetivo da nossa gestão é cuidar das pessoas e do meio ambiente. Assim continuaremos! Nosso compromisso é com essa geração e com aqueles que virão. Gostaria de agradecer, parabenizar e enaltecer essa nossa parceria com a Vale nesse projeto”, disse o prefeito.

 

“Queremos proporcionar aos visitantes atividades de educação ambiental, pesquisa e recuperação em ambiente costeiro”, disse Rodrigo Ruggiero, diretor de Pelotização da Companhia.

Meio Ambiente

O projeto foi aprovado pelos órgãos ambientais e obteve licença da PMV para instalação. As obras do novo parque têm previsão de duração de 12 meses. Ele será executado conforme recomendação técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória (Semmam).

“Este novo parque da cidade proporcionará aos cidadãos ricas atividades e experiências de educação ambiental, pesquisa e recuperação ambiental em ambiente costeiro”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente.

 

“Também estamos proporcionando dignidade aos espaços públicos, principalmente pelo fato de que a área a ser ocupada pelo parque, historicamente, tem sofrido degradação ambiental e social. Tornaremos esse local propício para a utilização pela sociedade”, completou.

A empresa responsável pelas obras iniciou o processo de contratação de pessoal por meio do Sine de Vitória. Há vagas para oficial, carpinteiro, armador, ajudante, auxiliar, entre outras funções. A prioridade será para moradores da Grande Vitória.

Termo de Compromisso Ambiental

O Parque Costeiro faz parte das ações de recuperação da região Norte da Praia de Camburi realizadas pela Vale por meio de um Termo de Compromisso Ambiental (TCA) assinado com o Ministério Público Federal, o Ministério Público Estadual, a Prefeitura de Vitória e o Governo do Estado.

Entre as iniciativas, estão a recuperação da faixa de areia não banhada pelo mar no extremo Norte da Praia e a restauração da restinga ao longo da orla, que foram concluídas; e a construção do Atlântica Parque, espaço de lazer entregue à administração pública em 2019.

Cabe destacar que as ações previstas no TCA estão sendo acompanhadas pela comissão formada por membros dos órgãos que assinam o termo e por representantes das associações de moradores de Jardim da Penha, Mata da Praia e Jardim Camburi.

O parque

O novo parque será implementado sem qualquer custo para a administração municipal, que promoveu ações visando garantir a parceria do setor privado e da sociedade, cabendo à gestão da cidade propiciar os meios para o diálogo.

O Parque Costeiro tem previsão de atendimento para 150 pessoas, simultaneamente, e 450 pessoas por dia, sendo subdividido em dois setores: de Recuperação e de Visitação. A sede será destinada às visitas guiadas para educação ambiental de alunos, visitantes e turistas.

Fonte: Prefeitura de Vitória.