Pazolini sanciona lei que cria o Marco Regulatório Municipal da Economia Solidária
Propagando solidariedade e oportunidades para os munícipes. Na tarde desta segunda-feira (5), a Prefeitura de Vitória sancionou a lei que cria o Marco Regulatório Municipal da Economia Solidária, um momento importante que valoriza o trabalho de mulheres empreendedoras.
A lei estabelece princípios, diretrizes, objetivos e composição da política com a criação do Sistema e Conselho Municipal de Economia Solidária.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, afirma que muitas vidas serão impactadas positivamente. “Vamos dar mais condições de trabalho para todas essas pessoas, que terão um amparo jurídico para vencer novos desafios e novas barreiras. Estamos nos dedicando para fazer a diferença na vida de mais mulheres e gerar oportunidade de renda e mudança de vida para todas”, disse o prefeito.
O modelo de economia solidária é formado por pessoas que se unem para produzir, vender, comprar ou conseguir crédito para viabilizar um empreendimento. Além disso, é regida por valores como autogestão, cooperação, promoção da dignidade e valorização do trabalho que visa, não só o crescimento econômico, mas ao desenvolvimento do capital humano e ao enfrentamento da exclusão social.
A secretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Flávia Alves, também esteve presente na reunião e afirmou que “a criação do Marco Regulatório Municipal da Economia Solidária representa um avanço significativo para nossa cidade. Com esta lei, estamos promovendo um modelo de desenvolvimento inclusivo e sustentável, que valoriza o trabalho coletivo e fortalece a autonomia das mulheres empreendedoras.
A economia solidária não é apenas uma alternativa econômica, mas um caminho para a justiça social e a dignidade humana. Estamos dando um passo importante para transformar a realidade de muitos cidadãos, proporcionando mais oportunidades e esperança para todos. A Vida, mais uma vez, sendo o destaque para esta gestão.”
A capital de Vitória foi o primeiro município a realizar a Conferência Municipal de Economia Solidária, no dia 21 de junho deste ano, que teve como tema a “Economia Popular e Solidária como Política Pública: Construindo Territórios Democráticos por Meio do Trabalho Associativo e da Cooperação”.
Editor-chefe, publicitário, jornalista e especialista em marketing político, com vasta experiência em gestão editorial, desenvolvimento de estratégias de comunicação e campanhas políticas de alto impacto.