Porto de Vitória é palco para homenagem dos 150 anos da imigração italiana no Brasil

Porto de Vitória é palco para homenagem dos 150 anos da imigração italiana no Brasil

No sábado (17), o Porto de Vitória recebe a encenação que remonta a chegada do primeiro grupo de italianos ao Brasil.

A conexão entre Espírito Santo e Itália começou há 150 anos no Porto de Vitória, Espírito Santo, no dia 17 de fevereiro de 1874. Nesta data, chegava em Vitória a Expedição Tabacchi, com o primeiro grande grupo de 388 camponeses italianos a bordo do veleiro La Sofia.

Essa ponte cultural permanece até hoje, por meio da Vports, com exportação de produtos brasileiros como blocos e chapas de granito, ferro gusa e café, que embarcam em uma jornada marítima com destino a cidades italianas, carregando consigo o sabor e a força do Brasil. Na contramão, vinhos italianos desembarcam em solo capixaba, enriquecendo a cultura gastronômica brasileira.

“No dia a dia da nossa atividade no porto, nos empenhamos para manter as relações comerciais existentes e para ampliá-las, oferecendo infraestrutura, agilidade e organização. Mas o que celebramos como empresa que valoriza e reconhece a história capixaba vai muito além. A imigração italiana é parte da nossa identidade, da formação do nosso povo, da cultura e da história deste Estado, e isso precisa ser comemorado e recontado,”, afirma o diretor-presidente da VPorts, Ilson Hulle.

A empresa apoia o evento que marca a abertura das comemorações pelos 150 anos da Imigração Italiana no Brasil. Comitivas de todo o Estado se concentram na Praça do Papa, a partir das 6h deste sábado, dia 17.

De lá, grupos vestidos a caráter sairão em um cortejo marítimo que chegará à VPorts, onde desembarcam para seguir em caminhada até a Catedral Metropolitana. Uma missa polifônica italiana será celebrada com Coro das 100 Vozes, seguida de festejos e atrações culturais como o Tombo da Polenta de Alfredo Chaves. O evento é uma realização da Prefeitura de Vitória e da Comunitá (Associação Federativa Comunità Italiana do Espírito Santo).