Portocel,Terminal Portuário de Aracruz, Expande Operações Além de Aracruz

Portocel,Terminal Portuário de Aracruz, Expande Operações Além de Aracruz
Tereminal Portuário em Aracruz

A Portocel Assumirá Terminal da Suzano em Santos

Quebrando uma tradição de 45 anos, a Portocel, terminal portuário multipropósito pertencente à Suzano e à Cenibra em Aracruz, Espírito Santo, está prestes a operar fora do estado. Em outubro passado, a Portocel obteve com sucesso os direitos de operação para o Terminal 32 no Porto de Santos, arrendado pela Suzano. Essa jogada estratégica é fundamental para as exportações de celulose da Suzano a partir de sua colossal instalação em Ribas do Rio Pardo, Mato Grosso do Sul, onde a empresa está investindo quase R$ 20 bilhões.

Programado para iniciar as operações em junho deste ano, a Portocel assumirá a gestão completa do Terminal 32 no Porto de Santos. O escopo de suas responsabilidades inclui o recebimento, armazenamento e embalagem de uma parte da produção de celulose da Suzano na fábrica do Mato Grosso do Sul.

“Na fase inicial, estamos planejando uma operação para manipular 1,35 milhão de toneladas, transportadas via ferrovia. Nosso objetivo principal é estabelecer uma operação eficiente em Santos para atender às demandas da Suzano”, explicou Alexandre Billot Mori, Gerente Executivo de Operações da Portocel.

A Suzano está atualmente implementando melhorias operacionais no Terminal 32, o futuro local de operação da Portocel a partir do segundo semestre deste ano. O projeto inclui a expansão da área de armazenamento do terminal de 21.278,98 m² para 28.120,09 m², juntamente com ajustes nas linhas ferroviárias, incluindo a instalação de quatro novas linhas internas de trem.

O projeto em andamento também abrange a introdução de pórticos rolantes para o descarregamento de cargas transportadas por ferrovia, com capacidade para descarregar simultaneamente até 44 vagões, substituindo o uso de empilhadeiras.

Após a conclusão dessas adaptações necessárias, estima-se que o terminal terá capacidade para lidar com novos volumes, alcançando até 2,5 milhões de toneladas.

Alexandre Billot Mori, gerente executivo de Operações do Portocel

 

“Vale ressaltar que, ao longo da implementação dessa estratégia, éramos percebidos como operadores de celulose em Barra do Riacho. Por isso, não se considerava a possibilidade de a Portocel se envolver em logística fora de Aracruz. Essa iniciativa não apenas nos proporciona visibilidade, mas também abre novas oportunidades e aprendizados que podemos compartilhar entre os dois terminais”, acrescentou Mori.

 

Ano Recorde para a Portocel em 2023

Em 2023, a Portocel atingiu a maior movimentação de cargas de sua história, preparando o terreno para a expansão de suas operações para o terminal da Suzano em Santos, São Paulo.

Localizado em Aracruz, na parte norte do Espírito Santo, o porto experimentou um aumento de 6% no manuseio de cargas em comparação com o ano anterior, totalizando 6,65 milhões de toneladas, estabelecendo um novo recorde. Em 2022, a movimentação foi de 6,26 milhões de toneladas.

Os indicadores financeiros também alcançaram níveis sem precedentes, com um crescimento do Ebitda de 30% em relação a 2022. O desempenho em segurança atingiu o auge, com a menor taxa de gravidade já registrada.

 

Terminal da Portocel em Barra do Riacho, Aracruz

 

Dezembro marcou um recorde mensal de movimentação de celulose, com 642,8 mil toneladas embarcadas, representando um aumento de quase 33% em relação a dezembro de 2022 (483,8 mil toneladas). A celulose se destacou em 2023, totalizando 6,24 milhões de toneladas, com a contribuição da LD Celulose, que iniciou suas operações em meados de 2022, exportando toda sua produção de celulose solúvel pelo Portocel por meio de transporte ferroviário.

Além da celulose, o terminal manipulou 412 mil toneladas de cargas gerais em 2023, incluindo granito, produtos siderúrgicos e cargas de projetos industriais e marítimos.

A expansão para Santos ocorre em um momento estratégico para a Portocel, alinhando-se ao seu desempenho recorde em 2023, mostrando a capacidade e adaptabilidade do porto no cenário logístico em constante evolução.