Prefeito não reeleito decide tirar férias até o fim do mandato
Marcos Luiz Jauhar (Podemos), encaminhou à Câmara de Vereadores um ofício informando que se ausentará do cargo
O prefeito de Guaçuí, Marcos Luiz Jauhar (Podemos), encaminhou à Câmara de Vereadores um ofício informando que se ausentará do cargo para gozo de férias no período de 16 a 31 de dezembro, data em que se encerra seu mandato. Com o término das férias, Jauhar não retornará ao cargo, pois a partir de 1º de janeiro de 2025 o município será administrado pelo prefeito eleito, Vagner Rodrigues (PP).
Marcos Jauhar, que buscava a reeleição, obteve 33,87% dos votos válidos no pleito deste ano, sendo derrotado por Vagner Rodrigues, eleito com 41,95% dos votos. Com a derrota nas urnas, a gestão atual encontra-se no período de transição administrativa, em preparação para a posse do novo chefe do Executivo.
Durante o período de férias do prefeito, o comando do município será exercido interinamente pelo vice-prefeito, Licinho Moreira (PSD). Essa substituição está em conformidade com as normas previstas na Lei Orgânica Municipal, que regula a sucessão temporária em caso de afastamento do chefe do Executivo.
No documento encaminhado à Câmara, Jauhar justificou o pedido de férias como um direito garantido pela legislação municipal. O período coincide com a fase final de transição de governo, um momento crítico para a transferência de informações e responsabilidades entre a gestão atual e a equipe do prefeito eleito.
A ausência do titular nesse momento pode impactar as atividades relacionadas ao fechamento do mandato, mas a continuidade administrativa será assegurada pela atuação do vice-prefeito, conforme determina a legislação.
Pedro Paulo Biccas Jr.
Jornalista (0003813/ES)
Cientista Político (USP)
Especialista em Planejamento Estratégico (FGV)
Especialista em Liderança, Mentalidade e Desenvolvimento Contínuo (PUC-RS)
Especialista em Mídias Digitais (FGV)