Projeto Visitar convida moradores e turistas a explorarem o patrimônio histórico de Vitória

Caminhar pelo Centro de Vitória é como embarcar em uma verdadeira viagem ao passado. A arquitetura preservada de muitas edificações remete ao início do século XX — e até mesmo aos tempos coloniais — revelando a riqueza histórica e cultural da capital capixaba. E nos dias 17 de agosto “Dia nacional do patrimônio cultural” o destaque vai para o Projeto Visitar Centro Histórico, que oferece ao público a oportunidade de conhecer de perto monumentos que marcaram a história da cidade.
Coordenado pela Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), o projeto abre as portas de quatro monumentos históricos para visitas guiadas gratuitas, realizadas por profissionais capacitados. A iniciativa busca valorizar o patrimônio, fomentar o turismo e movimentar a economia local.
“A proposta é garantir o acesso à história e às informações que dão significado aos elementos da arquitetura histórica da cidade”, destaca Luzia Toledo, diretora de Turismo da CDTIV.
A diretora-presidente da Companhia, Camila Dalla Brandão, reforça que o Visitar contribui diretamente para a economia criativa. “Além de estimular o conhecimento e a valorização do patrimônio, o projeto atrai visitantes ao Centro Histórico, fortalecendo o comércio e gerando oportunidades para quem vive ou empreende na região.”
Monumentos que integram o Projeto Visitar
🏛️ Catedral Metropolitana de Vitória
Inspirada na Catedral de Colônia, na Alemanha, a igreja é um dos principais símbolos da capital. Com arquitetura neogótica, vitrais coloridos e torres imponentes, foi tombada como patrimônio estadual em 1984. A construção abriga uma cripta com personalidades históricas da cidade.
⛪ Igreja de São Gonçalo
Conhecida como “igreja dos casamentos duradouros”, foi fundada em 1707 e apresenta características barrocas. É sede da Irmandade de Nossa Senhora do Amparo e Boa Morte, ativa até hoje, e encanta pelo altar ornamentado e preservado.
⛪ Igreja do Carmo
Localizada na Cidade Alta, a igreja foi tombada em 1984 e guarda registros históricos como a visita de Dom Pedro II em 1860. Seu conjunto de escadarias em estilo português e sua fachada imponente são atrativos para fotos e contemplação.
🕍 Santuário-Basílica de Santo Antônio
Construída com o apoio direto da comunidade, a basílica chama atenção pela grandiosidade da cúpula de 37 metros e pelos vitrais coloridos. É um importante espaço religioso e cultural, com vista privilegiada para a Baía de Vitória.
Acesso gratuito e monitoria especializada
Qualquer pessoa pode participar das visitas, que contam com monitoria especializada oferecida pela equipe da CDTIV. A proposta é tornar o conhecimento histórico acessível, fortalecendo a identidade cultural da cidade.
“O santuário foi construído em mutirão, com apoio dos próprios moradores. Muitos ainda visitam o local e se emocionam ao lembrar que ajudaram a erguer a igreja”, conta Leidiane Moreira Neves, guia da Basílica de Santo Antônio.
Para a secretária Alessandra Souza, que vive no Centro há mais de 50 anos, o projeto é um presente à população: “As igrejas e construções antigas são encantadoras. É gratificante ver que há iniciativas para preservar e divulgar esse patrimônio”, afirma.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.