Protagonismo estudantil e integração com a comunidade marcam projeto

Protagonismo estudantil e integração com a comunidade marcam projeto

Estimular atitudes de respeito mútuo, incentivar o trabalho em equipe, a criatividade, o protagonismo e a autonomia. Essa é a proposta da sequência didática “‘Construindo seus brinquedos e brincadeiras”‘, desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elzira Vivácqua dos Santos, em Jardim Camburi, com as turmas do 4º ano, envolvendo cerca de 70 estudantes.

Os trabalhos foram coordenados pela professora de Educação Física Rosana Dias. Inicialmente, a educadora fez um levantamento de brincadeiras e brinquedos antigos, dialogando com as turmas e propondo reflexões sobre o tema. Naquele primeiro momento, foram elencadas brincadeiras como amarelinha, diversos piques, peão, bolinha de gude, dentre outras.

Em seguida, a professora Rosana começou a estimular os estudantes a pensar em alguns brinquedos que poderiam criar artesanalmente, deixando-os à vontade para explorar sua criatividade e autonomia. Porém, o tempo de aula seria curto para desenvolver essas ideias. Assim, as próprias turmas sugeriram a ideia de construir os brinquedos em casa, com o apoio de suas famílias, proposta que foi prontamente atendida pela professora.

Dessa forma, a sequência didática se estendeu para a comunidade, e propiciou momentos prazerosos e afetivos entre os estudantes e seus familiares. A orientação da professora era de que fossem utilizados materiais recicláveis que já tivessem em casa, para estimular a criatividade no processo de confecção dos brinquedos.

Protagonismo e integração

Com todos os brinquedos prontos, foi realizada uma grande exposição das peças criadas pelas turmas, que puderam mostrar seus trabalhos para toda a escola, o que oportunizou um grande movimento de protagonismo estudantil e integração. Os estudantes do 4º ano compartilharam sobre suas conquistas com muita empolgação e alegria.

“Aprendemos que podemos brincar sem precisar comprar e gastar. Podemos reutilizar o lixo que geramos no cotidiano, e transformar em brinquedos e jogos. A exposição foi incrível, pois por meio dela nós compartilhamos o que aprendemos com os outros colegas da escola”, afirmou o estudante Davi Vieira, do 4º ano B.

 

“Eu adorei a ideia de fazer os brinquedos porque usamos a nossa criatividade, com a ajuda da nossa família, o que tornou tudo ainda mais divertido”, pontuou a estudante Lívia Mancini, do 4º ano A.

 

“Nós estudamos, brincamos, pensamos, inovamos e criamos, além de trabalhar muito em prol de mais conhecimento. Não precisa gastar dinheiro para ter brinquedos muito legais e divertidos”, destacou o estudante Ravi Coelho, do 4º ano C.

Satisfação

Para a professora Rosana, que contou com o apoio da professora de Arte Líbia Gomes, ficou a satisfação por ver as turmas participando da proposta de modo articulado e efetivo, demonstrando ainda muita alegria e envolvimento com todo o processo.

“Foi muito gratificante vê-los expondo seus brinquedos, ensinando e aprendendo com os colegas da turma e das turmas visitantes. Também com a parceria e envolvimento das famílias nesse processo de ensino aprendizagem e ainda, com os profissionais da escola que foram prestigiar a exposição das crianças”, avaliou Rosana Dias.

Fonte: Prefeitura de Vitória.