Renata Erler, do Espírito Santo, Lidera o Agronegócio como Zootecnista Mais Influente

Renata Erler, do Espírito Santo, Lidera o Agronegócio como Zootecnista Mais Influente

ABZ reconhece o Espírito Santo como exemplo na zootecnia nacional e internacional

Presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas destacou a importância da capixaba como referência nacional e internacional

A capixaba Renata Erler foi eleita a zootecnista mais influente do ano para o agronegócio pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ). O presidente da instituição, Marinaldo Divino Ribeiro, destacou a relevância de Renata como uma referência nacional e internacional na área. A profissional superou outros nomes de peso na disputa, como Antônio Branco (pesquisador e CEO da Escola de Nutrição Animal), Camila Celeste (reitora da UFMS), Eduardo Pedroso (JBS Friboi) e Renata Helena (do IZ).

 

Com mais de 20 anos de experiência no setor, Renata se consolidou como um dos principais nomes da pecuária brasileira. Natural de Santa Teresa, no Espírito Santo, e filha de produtor rural, ela é a criadora do método “Pecuária 360º”, que adota uma abordagem integrada e sustentável para a gestão do ciclo produtivo. A metodologia tem transformado fazendas em negócios mais eficientes e rentáveis.

“Uma fazenda é um negócio multidisciplinar. Qualquer ajuste em um setor afeta todos os outros. Por isso, é essencial entender essas interações para fazer os ajustes corretos”, explica a zootecnista.

Atuação internacional e novas iniciativas

Renata também ganhou destaque no cenário internacional. Em 2024, foi selecionada para prestar consultoria a um grande grupo fazendeiro em Angola, na África, que utiliza genética importada do Brasil. Além disso, atua como palestrante em eventos importantes do setor, como o Capim Day, e presta consultoria em diversas regiões do Brasil, incluindo os estados do Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Bahia, Minas Gerais e São Paulo.

Reconhecida como uma das poucas mulheres do Espírito Santo na área de consultoria agropecuária, Renata acredita na evolução do mercado. “Hoje ainda há poucas mulheres na área de consultoria, mas essa realidade está mudando.