Serra amplia proteção às mulheres com treinamento da Patrulha Maria da Penha

Serra amplia proteção às mulheres com treinamento da Patrulha Maria da Penha

A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPOM) promoverá no próximo dia 19, às 9h, uma capacitação especial para a recém-criada Patrulha Maria da Penha, que integra a Guarda Civil Municipal (GCM) da Serra. A atividade acontecerá no Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMVIS) e tem como objetivo alinhar o fluxo de atendimento e aproximar a atuação do destacamento aos serviços já oferecidos pela secretaria, garantindo respostas rápidas, integradas e humanizadas.

Durante a reunião, que será conduzida pela equipe técnica da SEPPOM, os agentes poderão conhecer detalhadamente o funcionamento do CRAMVIS — equipamento regulamentado pela Lei Municipal nº 5.526/2023 — que conta com psicólogas, assistentes sociais, advogadas, espaço humanizado para crianças, serviço de mediação de conflitos e também realiza encaminhamentos para  as mulheres em situação de vulnerabilidade (acesso a aluguel social prioritário, passagens intermunicipais e interestaduais e encaminhamentos para as Casas Abrigo).

A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Lilian Mota, ressaltou a importância da capacitação como parte do compromisso da SEPPOM com a vida das mulheres.

“A Patrulha Maria da Penha chega para somar forças e integrar-se de forma muito positiva à nossa rede de proteção. Essa capacitação vai proporcionar aos agentes um maior conhecimento sobre a abordagem e o acolhimento das mulheres em situação de violência, fortalecendo a atuação conjunta com os serviços da secretaria. Estamos unindo esforços para que a proteção seja cada vez mais efetiva e para que nenhuma mulher se sinta sozinha”, destacou a secretária.

A vice-prefeita e secretária de Defesa Social da Serra, Gracimeri Gaviorno, destaca que a capacitação da Patrulha Maria da Penha representa mais um passo importante no enfrentamento à violência de gênero e na garantia de atendimento qualificado às vítimas.

“Essa é uma ação importante no combate à violência de gênero e reforça o nosso compromisso com a proteção, o acolhimento e a dignidade das nossas moradoras. Ao capacitar nossos agentes, ampliamos a rede de apoio e fortalecemos as respostas rápidas e humanizadas para quem mais precisa. Trabalhamos para que as moradoras da Serra encontrem apoio, proteção e segurança diante de possíveis situações de violência”, defende.

Com presença constante, acolhimento especializado e integração entre setores, a SEPPOM reafirma sua liderança no enfrentamento à violência doméstica e na construção de uma cidade mais segura e justa para todas as mulheres da Serra.

Fonte : Prefeitura da Serra