Tradição da Serra capixaba pode ser declarada patrimônio estadual

Tradição da Serra capixaba pode ser declarada patrimônio estadual

Festa de São Sebastião e São Benedito acontece em janeiro, no balneário de Nova Almeida, e tem como um dos pontos altos a procissão marítima que remonta às origens da tradição

Uma celebração que mistura fé, tradição e cultura está perto de se tornar patrimônio histórico cultural imaterial do Espírito Santo. A Festa de São Sebastião e São Benedito, realizada em Nova Almeida, no município de Serra, remonta à história do naufrágio de um navio negreiro ocorrido na costa do balneário em meados de 1800. A proposta é do deputado Coronel Weliton (PRD), por meio do Projeto de Lei (PL) 57/2024, que tramita no Legislativo estadual.

Conta a história que “em meados de 1800 um navio negreiro naufragou na costa de Nova Almeida, e durante o naufrágio alguns homens conseguiram se salvar segurando o mastro do navio, e em forma de agradecimento pelo milagre recebido eles fizeram a banda de Congo formada por instrumentos já conhecidos na região africana e também instrumentos confeccionados pelos Índios, assim louvavam a Deus pela intercessão de São Benedito”, explica o parlamentar na justificativa da matéria.

“Simultaneamente a isso, a Festa de São Sebastião e São Benedito reúne um misto de fé, devoção e alegria. Ocorre a celebração de missas na histórica Igreja e Residência dos Reis Magos. Além disso, inúmeras bandas de congo saem em procissão pelas ruas de Nova Almeida ao lado de uma réplica do navio ‘Palermo’, que é carregado por devotos dos santos católicos”, complementa.

Principal símbolo do festejo, o mastro é trazido por uma procissão marítima, que é aguardada pela multidão de fiéis e turistas, às margens do Rio Reis Magos. “Depois disso, a multidão, formada por crianças, jovens e adultos, segue atrás das bandas de congo e do navio Palermo em nova procissão pelas principais avenidas do balneário até chegarem à Praça da Igreja dos Reis Magos, onde acontece a tão esperada hora da fincada do mastro”, acrescenta.

Tramitação

O PL tramitará nas comissões de Justiça, Turismo, Cultura e Finanças antes de ser analisado em plenário pelos parlamentares.

Acompanhe a tramitação do PL 57/2024

Fonte: AssembleiacLegislativa