Vila Velha marcou neste domingo o Dia da Cultura Oceânica
Domingo foi dia de celebrar e promover a cultura, a biodiversidade e a sustentabilidade dos oceanos. O Dia dos Oceanos, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente neste domingo (18), na praça dos ciclistas, atraiu centenas de pessoas, que puderam participar das atividades que visam a integração da sociedade com o tema proposto.
Durante o evento, o secretário de Meio Ambiente de Vila Velha, Ricardo Klippel Borgo, destacou a importância dos oceanos:
“Ao enfrentarmos os desafios da mudança climática e do avanço dos oceanos, é fundamental conscientizar a todos sobre a importância de se preservar este precioso ecossistema”, disse.
A gerente de Recursos Naturais, Manuela Batista, disse que o principal objetivo do evento é destacar a relação que a cidade de Vila Velha tem com o oceano:
“O mar está muito próximo da nossa rotina. Nosso objetivo foi promover este espaço para discutir e conscientizar sobre os impactos que nossas atitudes pode gerar no mar. Deixo então a reflexão: Qual é a importância do mar nas nossas vidas e o que podemos fazer para preservá-lo?”, destacou.
O evento levou ao público uma programação extensa, com cinema kids e contação de histórias, roda de conversa e tendas com exposições temáticas à preservação do oceano, além de apresentações culturais como a banda de congo Beatos de São Benedito e a Banda Big River.
As tendas contaram com os seguintes expositores: LaSelv, Precious Plastic, Projeto Tamar, Ocean Explorers, Tainah Neves, além da barraca de doação de mudas de plantas feita pela secretaria de Serviços Urbanos.
Mais sobre o tema
A promoção do tema faz parte da proposta da “Década do Oceano”, iniciativa global lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2017. O objetivo é mobilizar governos, organizações internacionais, empresas e sociedade civil para promover a conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos.
Fonte: Prefeitura de Vila Velha.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.