Vila Velha terá a presença do cônsul da China em visita programada

Vila Velha terá a presença do cônsul da China em visita programada

O cônsul da República Popular da China, Wang Haitao, manifestou grande interesse em conhecer Vila Velha: cidade que se destaca como referência logística e portuária no Espírito Santo e que é uma das principais portas de entrada de produtos chineses no Estado. O diplomata deve visitar o município em novembro.

A notícia foi confirmada pelo presidente da Câmara de Comércio Brasil-China no Espírito Santo, Carlos Eiras, que esteve reunido com o cônsul, na última testa terça-feira (21), no Rio de Janeiro.

Segundo Eiras –  que também é vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Vietnã e diretor da Unidade de Negócios Nacionais e Internacionais (Unni) –, o cônsul Wang Haitao ficou impressionado com as credenciais econômicas e, sobretudo, com o ritmo de crescimento de Vila Velha, cidade que é modelo em desburocratização, inovação, previsibilidade e segurança jurídica para quem quer investir e empreender.

“O cônsul Wang Haitao demonstrou entusiasmo com o potencial econômico de Vila Velha e com as oportunidades que a cidade oferece. Por isso, estamos alinhando uma visita oficial dele, à cidade, no mês de novembro. O diplomata quer conhecer de perto a nossa vocação portuária, localização geográfica estratégica e ambiente de negócios, aspectos fundamentais para estimular o comércio internacional e atrair novos investidores”, afirmou Carlos Eiras.

5 importantes investimentos nos portos capixabas em 2024 – ES Brasil

O prefeito Arnaldinho Borgo celebrou o interesse do governo chinês e destacou que a aproximação internacional não só reforça o papel de Vila Velha enquanto líder do novo ciclo de desenvolvimento capixaba, como também fortalece os laços diplomáticos e comerciais entre a cidade e a China.

Porto de Vila Velha bate recorde em importações de veículos elétricos

Vale lembrar que a China mantém rotas regulares de exportação de veículos elétricos para o Brasil e que o complexo portuário canela-verde é um dos maiores centros de desembarque desses automóveis, em todo o país.

“A visita do cônsul da China ao nosso município representa o reconhecimento de que Vila Velha é, hoje, uma cidade preparada para dialogar com o mundo. Nosso compromisso é continuar criando um ambiente de negócios transparente, tecnológico e acolhedor, que gere empregos e oportunidades todos”, afirmou Arnaldinho.

Reconhecida como a melhor cidade do Espírito Santo para empreender e uma das melhores e mais tecnológicas do Brasil, Vila Velha – localizada em um raio de mil quilômetros das cidades que possuem o maior mercado consumidor da América do Latina. – marca posição de destaque como polo logístico de elevada importância para o país, especialmente em atividades ligadas ao comércio exterior.

O município – cuja gestão acumulou prêmios estaduais e nacionais em diversas áreas – também concentra 17% de todos os novos empreendimentos estabelecidos no Espírito Santo, mantendo atualmente mais de 76 mil empresas em funcionamento.