Vitória com Você alcança a marca de 5 mil atendimentos prestados na Grande São Pedro, fazendo a diferença na vida de milhares de pessoas
No último sábado (29), o bairro Ilha das Caieiras, na Grande São Pedro, recebeu o evento Vitória com Você, que proporcionou mais de 40 serviços à população. Durante as nove horas de atividades na Emef Eliane Rodrigues dos Santos, cerca de 5 mil atendimentos foram realizados.
Os serviços oferecidos abrangeram diversas áreas, como segurança, assistência social, educação para o trânsito, corte de cabelo, atendimento à mulher, recreação infantil, entre outros. O principal objetivo da ação foi não só fornecer orientações e contribuir para a inserção dos moradores no mercado de trabalho, mas também incentivá-los a conhecer e procurar os serviços disponibilizados pela Prefeitura.
Entre os serviços oferecidos, destaca-se o programa “Casa Feliz e Segura”, que realizou a entrega de escrituras a 115 famílias de Santo André e São José. Com essa iniciativa, muitas famílias terão a oportunidade de regularizar a sua situação fundiária e garantir a segurança e a estabilidade de suas moradias.
O Vitória com Você foi um evento de grande sucesso, que demonstrou a preocupação e o compromisso da Prefeitura em atender as necessidades da população e promover o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores da Grande São Pedro.
“Estávamos aguardando muito esse reencontro na Grande São Pedro, um evento significativo, simbólico, de cidadania. Temos um complexo de serviços à disposição do cidadão. Com muita tristeza, quando assumimos a prefeitura, nós notamos o abandono da Grande São Pedro, deixou-se de trazer investimentos, obras, amor e carinho. O nosso papel nessa gestão é estar perto de quem mais precisa. Até essa manhã, o nome de vocês estava escrito a lápis nos registros do poder público. A partir de hoje, ele estará escrito à caneta, para essas histórias não se apagarem”, destacou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
Entre os contemplados com a escritura, estava o aposentado Augusto Barros Jacinto, 79 anos, morador de Santo André. “Era um barraquinho apertado que a gente tinha quando vim pra cá em 1972. Era tudo mato, tudo mangue, só tinha quatro casas aqui. Nunca tive o documento da minha casa. Demorou 51 anos, até hoje. Pra mim, é mais segurança, garantia. Meus meninos já casaram tudo, são sete. Hoje moramos eu e minha mulher só, a Idalina. Agora é uma casa mesmo e é minha, tudo aterradinho, na beira da rua”, comemorou.
Quem também não conseguia conter o sorriso por finalmente receber a escritura da casa em mãos era o também aposentado José Luiz Waldedario, 65, anos. “Eu moro aqui desde 17 anos. Morar numa casa que não tem escritura você fica sem segurança. É muita satisfação ter uma garantia, estou muito feliz. É um momento que a gente espera com muita emoção, pra gente é um privilégio. Agradeço muito o prefeito Pazolini, ele chegou e fez. A maior importância pra gente é a casa da gente”, afirmou.
Cidade e Habitação
A equipe da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec) também fez orientações às pessoas sobre o Casa Feliz e Segura. A administração municipal vem realizando ações para a regularização fundiária em vários bairros de Vitória com o objetivo de legalizar a permanência de possuidores em áreas urbanas ocupadas, promovendo, dessa forma, o direito social à moradia, bem como a função social da propriedade.
“O propósito do Vitória com Você é trazer os serviços do município para a comunidade. Nós chegamos aqui 6h30 e já tinha fila. As pessoas buscando os serviços que, no meio da semana, elas não têm tempo de acessar. A entrega das escrituras é gratificante, é muito mais do que um papel, é a identidade, a autoestima, a dedicação de toda uma vida, muitas vezes. Estamos aqui para orientar, tirar dúvidas, atender a comunidade da Grande São Pedro. Obrigado, prefeito, por abraçar essa ação”, disse o secretário municipal de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Luciano Forrechi.
Por meio da REURB, os moradores deixam de ter a posse e passam a ser proprietários do imóvel. Sem os procedimentos realizados pelo município, os ocupantes teriam dificuldade de obter o documento de propriedade de sua residência. Vale ressaltar que beneficiário recebe o seu título de forma gratuita.
Moradores dos bairros Santo André, São José, Comunidade Jaburu/ Floresta, Santa Martha e Comunidade Santa Helena/ São José já foram contemplados com a regularização fundiária. Ao todo, já foram entregues mais de 2.500 títulos.
Os projetos para a regularização fundiária dos bairros do Romão, Cruzamento e Alto Jucutuquara estão em fase de aprovação pela Prefeitura e, em breve, os moradores dessas localidades receberão os “títulos” de propriedade dos seus imóveis.
Em apenas dois anos e quatro meses de gestão, até o momento, 146 famílias já foram atendidas nos diversos Programas Habitacionais (Reconstrução, Reassentamento, Indenização e o Bônus e Auxílio Moradia).
Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho
A maior procura da comunidade foi pelo serviço de expedição de documento, sobretudo a carteira de identidade. Os moradores da Região da Grande São Pedro foram atendidos nos serviços da Casa do Cidadão, como o Sine, o Procon, o Cramsv e a Qualificação profissional, sem sair do território.
“Foi maravilhoso, a minha filha não tinha identidade, eu fiquei sabendo dessa ação e já vim aqui. Ajuda a gente bastante. E vim fazer também a carteira digital. Ajuda muito a comunidade. É uma ação que tem que ter sempre”, afirmou Christiane Rodrigues, auxiliar de serviços gerais e mãe de Antônia Vitória.
Dona Gercilia Maria de Jesus, moradora de Santo André, também aproveitou o Vitória com Você para resolver um problema. Ela fez uma compra em 2020 e teve problemas no registro do pagamento. Foi ao Procon pedir ajuda. “Muito difícil ir à Casa do Cidadão. Esse atendimento aqui caiu do céu!”
Ao longo do dia, os moradores da região foram atendidos com encaminhamentos para o emprego, cerca de 2 mil vagas disponíveis, emissão da Carteira de Identidade, orientações sobre direitos do consumidor (Procon) e informações sobre cursos gratuitos de qualificação profissional (Vix Cursos).
Também ocorreram campanhas de sensibilização pelo fim da violência contra a mulher (Projeto Maria da Penha Vai à Cidade e Centro de Referência em Atendimento às Mulheres em Situação de Violência – Cramsv), distribuição de absorventes na campanha contra a pobreza menstrual, entre muitas outras ações.
Pela primeira vez, em parceria com cartórios, foram feitos cadastros para averbações gratuitas na Certidão de Nascimento em questões relacionadas ao nome dos pais e à diversidade. Podem procurar esse serviço pessoas com renda de até 3 salários-mínimos.
“Estou muito feliz de estar hoje aqui com um evento reunindo de diversas secretarias. Nós estamos aqui entregando cidadania e dignidade. Temos mais de duas mil vagas de emprego, temos o encaminhamento a cursos, temos os documentos. A Prefeitura está proporcionando hoje mais de 40 serviço para as pessoas”, ressaltou o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Diego Libardi.
Saúde
Os munícipes da Grande São Pedro tiveram mais uma oportunidade de atualizar o cartão de vacinação e se imunizar contra várias doenças. Ao todo, foram 346 doses de diversos imunizantes aplicadas.
A educadora Sheila Ferreira saiu logo com duas vacinas no braço! “É um evento de suma importância. Isso traz direitos. Só o fato da pessoa não ter que se locomover longe de casa é um ganho muito grande, dá pra resolver o mundo aqui, tudo no mesmo lugar. Vim atualizar o meu cadastro no CRAS, vim me informar a respeito da regularização da escritura e vim também tomar uma vacina e acabei saindo com duas. São várias coisas que eu não faria em um dia se precisasse ir a diversos lugares. Isso é cidadania para nós”, afirmou.
A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) disponibilizou as seguintes vacinas:
Covid-19 para pessoas a partir dos 6 meses de idade
Influenza (grupos prioritários)
Poliomielite para crianças de até 5 anos
BCG
Difteria e tétano adulto
DTP e dTpa
Febre amarela
Hepatite A e Hepatite B
HPV
Meningocócica ACWY e Meningocócica C
Penta
Pneumocócica 10 valente
Polio
Rotavírus
Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola- SCR)
Varicela
Para a vacinação contra a Gripe, no momento da vacinação, deve ser apresentado documento que comprove que faz parte do grupo prioritário (Pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (até 45 dias de pós-parto), crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários e funcionários do sistema de privação de liberdade).
Trânsito
A Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) levou a Brinquedolândia para o Vitória com Você, oferecendo atividades lúdicas e de educação para as crianças.
Os brinquedos educativos, fantasias, circuitos que imitam trânsito com faixas de pedestres, rotatórias e semáforos, bonecos e outras opções deixaram a criançada feliz, permitindo explorar esse universo, à sua maneira, livre, com pequenas regras e sem muita interferência.
O brinquedo possibilita o desenvolvimento integral da criança. É pelo brinquedo que ela desenvolve a imaginação, a confiança, o controle, a cidadania, suas frustrações, a cooperação e o relacionamento interpessoal.
Meio Ambiente
Educadores Ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), por meio do Projeto “Mangueando na Educação”, participaram do evento por meio de brincadeiras.
O público participante teve a oportunidade de conhecer mais sobre o ecossistema manguezal, sua importância, características socioambientais e bioecológicas, como perceber que ações diárias são fundamentais para a preservação.
As atividades realizadas foram: Caranguejão Interativo; Jogo da Memória Gigante; Pescaria ecológica; Mapa Interativo dos Ecossistemas de Vitória no qual os moradores serão convidados a caminhar e visualizar no mapa, a cidade de Vitória para que, de forma lúdica e interativa, possam localizar e identificar o ecossistema manguezal.
Outros serviços
Também estiveram presentes no Vitória com Você a Defensoria Pública do Espírito Santo, a distribuidora de energia elétrica EDP e a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan).
Para as crianças, ainda teve cama elástica e distribuição de pipoca e algodão doce.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui