Vitória: Operação da Polícia Federal Apreende 1,5 Mil Cigarros Eletrônicos
Na manhã desta quarta-feira (3), policiais da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários da Polícia Federal deflagraram a Operação Vapor Barato, apreendendo em um endereço residencial de Vitória 1.500 cigarros eletrônicos contrabandeados, que totalizariam aproximadamente R$ 300 mil em produtos. O mandado de busca e apreensão foi expedido pela 1ª Vara Federal Criminal de Vitória.
O mandado de busca foi cumprido na casa de um dos responsáveis pelo fornecimento clandestino de cigarros eletrônicos para comercialização na Grande Vitória. Segundo a Federal, o investigado realizava a distribuição dos produtos em uma moto e em um veículo utilitário usado como expositor.
Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão foram apreendidos quase 1.500 cigarros eletrônicos contrabandeados, que totalizariam aproximadamente R$ 300 mil em produtos. O vapers ficavam escondidos atrás de caixas de brinquedos e outros produtos eletrônicos infantis.
Os cigarros eletrônicos foram levados para a sede da Polícia Federal, em São Torquato, Vila Velha, para formalização do auto de apreensão. A pena para o crime de contrabando é de 2 a 5 anos de reclusão e multa.
Os Dispositivos Eletrônicos para Fumar – denominação dos Cigarros Eletrônicos ou Vaper – são de comercialização, importação e propaganda proibidas no Brasil desde 2009. Em 2024, a resolução RDC nº 855/2024 da ANVISA, além de proibir a comercialização, importação, o armazenamento, o transporte e a propaganda dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar, reforça a proibição de seu uso em recintos coletivos fechados, públicos ou privados.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.