Vitória se consolida como destino turístico com alta ocupação hoteleira e aprovação dos visitantes na Semana Santa

Vitória se consolida como destino turístico com alta ocupação hoteleira e aprovação dos visitantes na Semana Santa

Vitória segue se destacando como um dos principais destinos turísticos do país. Durante o feriado da Semana Santa, a capital capixaba registrou forte movimentação no setor turístico, com 83% de ocupação na rede hoteleira, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).

A cidade também recebeu feedback altamente positivo dos visitantes: de acordo com pesquisa realizada pela Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) com 524 turistas, 98% afirmaram que pretendem voltar à capital. A maioria dos visitantes veio da Bahia e de Minas Gerais, dois estados que seguem como importantes emissores de turistas para Vitória.

Avaliação positiva da infraestrutura, gastronomia e acolhimento

A pesquisa revelou ainda que 92% dos entrevistados avaliaram como bom ou ótimo o atendimento em bares e restaurantes, o que reflete os investimentos da gestão municipal na valorização da gastronomia local, por meio de capacitações e apoio aos empreendedores.

Outro destaque foi a acessibilidade dos atrativos turísticos: 84,3% dos turistas avaliaram positivamente esse quesito, o que reforça o compromisso da administração pública com a inclusão e a experiência de qualidade para todos os públicos.

Aeroporto registra recorde de passageiros

A alta no turismo também se refletiu no terminal aéreo. Segundo dados da Zurich Airport Brasil, administradora do Aeroporto de Vitória, o local registrou 11,8 mil passageiros em um único dia, o maior fluxo diário desde 2023.

Turismo como vetor de desenvolvimento

Para a diretora-presidente da CDTIV, Camila Dalla Brandão, os resultados demonstram o acerto das ações integradas para fortalecer o turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social. “Vitória vem se consolidando como um destino completo, que alia beleza natural, infraestrutura, gastronomia de excelência e hospitalidade. Nosso objetivo é manter esse ciclo virtuoso de crescimento sustentável e acolhimento de qualidade aos nossos visitantes”, destacou.