Vitória se destaca entre as cinco melhores cidades do Brasil em gestão fiscal

Vitória se destaca entre as cinco melhores cidades do Brasil em gestão fiscal

Vitória alcançou uma importante conquista: a cidade ficou em quarto lugar na lista das capitais do país no ranking nacional do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) 2023, ano-base 2022.

Os dados constam do estudo Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado na última terça-feira (31) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

A capital do Espírito Santo atingiu a nota 0,8412 no IFGF 2023 e ficou à frente de capitais de porte como Curitiba, Recife, Aracaju e Belo Horizonte.

Para classificar a situação das prefeituras, a Firjan analisou quatro indicadores: autonomia, gasto com pessoal, liquidez e investimentos. Com base nos resultados apresentados, os municípios recebem uma nota que vai de zero a um.

O gasto com folha de pagamento pela Prefeitura de Vitória é acompanhado de perto pela Fazenda Municipal, com foco na valorização do servidor com responsabilidade fiscal. Os benefícios e reajustes salariais concedidos em 2022, incluindo as novas carreiras do magistério e da guarda municipal, não afetaram negativamente os indicadores de pessoal, uma vez que os gastos da folha ficaram em 39,48% da Receita Corrente Líquida (RCL) no fechamento do exercício de 2022.

Na dimensão liquidez, a austeridade fiscal fez com que o município de Vitória encerrasse 2022 com caixa suficiente para o pagamento de todas as suas obrigações, com sobra para a realização de investimentos planejados para os exercícios seguintes, utilizando-se do superávit financeiro de recursos ordinários.

“Uma vez saneado o caixa e retomado o fôlego fiscal, o foco da gestão neste último biênio é acelerar os investimentos, em obras, prestação de serviços essenciais e melhorias por toda a cidade”, disse a secretária municipal de Fazenda, Neyla Tardin.

A metodologia do IFGF 2023 classifica a situação das cidades como crítica (menor que 0,4), difícil (entre 0,4 e 0,6), boa (entre 0,6 e 0,8) ou de excelência (superior a 0,8 ponto).

Os especialistas analisaram dados referentes a 2022 de 5.240 municípios onde vivem 97,1% da população.

As informações foram disponibilizadas pelas prefeituras, de acordo com o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Recentemente, Vitória também conquistou a segunda melhor qualidade da informação contábil (Indicador da Qualidade Contábil e Fiscal no Siconfi – ICF) entre as capitais brasileiras, conforme o ranking do Tesouro Nacional 2023 (competência 2022).

O município obteve Nota A no ranking, alcançando 127.833 pontos (99,9%).

Fonte: Prefeitura de Vitória.